segunda-feira, 16 de maio de 2016

O EGO-PC primeiro compatível com o IBM PC



No Brasil, a primeira empresa a lançar um microcomputador compatível com o IBM PC foi a Softec, que comercializava o EGO desde o início de 1983. O EGO tem praticamente todas as característica; técnicas do IBM PC e está baseado no mesmo microprocessador, o 8088 da Intel, que é em parte compatível, em termos de software, com outros microprocessadores mais antigos, como o Zilog Z80. Isso permite a transferência da maioria dos programas desenvolvidos no Z80 para o 8088. A compatibilidade foi um dos principais fatores na escolha do 8088, embora ele não seja o microprocessador de 16 bits de major desempenho, havendo outros mais avançados como, por exemplo, o Motorola 68000. Apesar disso, o aumento de eficiência conseguido com o 8088 é considerável quando comparado com os processadores de 8 bits tradicionais.

             O projeto do EGO é muito parecido com o do IBM PC, sendo um sistema bastante flexível em termos de configurações e equipamentos periféricos disponíveis. É um pouco maior que o IBM PC nas dimensões físicas do equipamento.
O EGO usa o microprocessador de 8/16 bits modelo 8088 da Intel. Esse processador tem uma característica híbrida: trabalha internamente com registradores de 16 bits, mas a conversação com a memória e os periféricos é feita com palavras de 8 bits. Isso causa uma perda de eficiência global, em comparação com processadores de 16 bits "puros", como o Motorola 68000, mas os benefícios obtidos com a relativa compatibilidade do 8088 com outros processadores são também consideráveis. O microprocessador 8088 executa todas as tarefas de controle do sistema, como memória, unidades de entrada/saída e periféricos. Esse microprocessador pode ser usado em conjunto com o chamado co-processador aritmético, modelo Intel 8087, que é usado principalmente para liberar o 8088 das funções de cálculos, deixando mais tempo para as tarefas de controle, muito importantes quando os recursos aumentam. O 8088 pode trabalhar independente do 8087, sendo recomendado para aplicações científicas, e onde a precisão, associada à grande velocidade de processamento, é um quesito essencial. Por exemplo, uma operação de exponenciação pode levar cerca de 0,1 milissegundo quando se usa também o 8087, enquanto levaria, em média, 17 milissegundos somente com o 8088.
              Na configuração mínima, o EGO tem 128 kbytes de memória principal RAM e 40 kbytes de ROM. Ambos os tipos de memória podem ser expandidos, estando limitados à capacidade de endereçamento, que é de 1 Mbyte. A memória RAM da ,placa principal pode ser expandida para 256 kbytes; através de módulos de expansão na forma de placas conectáveis à placa principal, pode-se chegar a uma configuração máxima de 976 kbytes de RAM e 48 kbytes de ROM. Toda a memória é protegida por um circuito de verificação de erros. Na memória ROM encontram-se gravadas rotinas do sistema operacional básico do equipamento, um conjunto de rotinas de auto-teste, que é executado toda vez que o equipamento é ligado, e uma parte do BASIC, ocupando 32 kbytes de ROM.
             Um dos principais recursos do EGO é a possibilidade de ligação de até sete ter­minais nas portas seriais de comunicação RS-232C, formando uma configuração multiusuário. Com uma interface de comunicação assíncrona, também via RS-232C, o EGO pode se comunicar com outros sistemas (tanto outros EGOS como computadores de grande porte), fazendo emulação de alguns tipos de terminais e teleprocessamento.


Fabricante: Softec Engenharia de Sistemas Ltda

UCP: Intel 8088 - 4,77 Mhz, mais co-processador 8087

Rom: 40 kb

Ram: 128 Kb, expansão até 256 kb na placa principal ou placas conectáveis com 256 ou 512 kb

Video: Monitor monocromático ou colorido padrão RGB. Texto: 25 lin x 80 col, 25 lin x 40 col; gráfico: 200x320 ou 200x640 pts

Teclado: Standard com 84 teclas, numérico reduzido e buffer de 20 caracteres.

Memória externa: 02 Drives 5 1/4" dupla face e densidade no gabinete e mais 02 Drives externos de 5 1/4" ou 8", até 04 winchester de 5 ou 10 mb

Entradas/Saídas:  Interface paralela, Serial

Sistema operacional:  Analix (Versão do Unix),  CP/M-86 ou MS-DOS

http://www.cobit.xpg.com.br/microspc/ego.htm

4 comentários:

  1. Eu trabalhei nesta empresa aí, bom relembrar. Uma curiosidade que pouca gente sabe é que o monitor tem esta flange na frente, e por trás era uma televisão comum. Se retirar a frente bege do monitor, por trás aparece o seletor de canais e os botões de volume e cor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Glauco, qto tempo! Trabalhamos juntos em 1985

      Excluir
    2. Nossa, que bom encontrar alguém desta época, Marcelo! Cada vez que olho a foto do EGO me bate um saudosismo. Muito bom falar com você !!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir